domingo, 4 de julho de 2010

WDS - Vários Roteadores ou APs, numa unica rede!

Que é WDS?

WDS (Wireless Distribution System (Sistema de Distribuição Sem Fio).
É a Forma de interconectar várias BSA (Basic Service Area -  Área de Serviço Básico), Assim como em uma rede de Celular, pode-se realizar mover-se entre as BSAs passando de uma para outra automaticamente como num Roming de celular.
WDS é um sistema que permite a interconexão de access points sem a utilização de cabos ou fios. Como descrito na norma do IEEE 802.11, ela permite que redes wireless expandam-se utilizando múltiplos access points sem a necessidade de um backbone central para ligá-los através de cabos, como costumava-se fazer.
Um Access Point pode ser uma base central, de repetição ou remoto. Uma base central é tipicamente conectada à rede por fios. Uma base de repetição retransmite dados entre bases remotas e centrais, clientes wireless ou outras bases de repetição. Uma base remota aceita conexões de clientes wireless e as repassa para estações centrais ou de repetição. Conexões entre clientes são feitas utilizando-se o MAC Address, que se torna melhor que por endereços IP designados.
Todas as estações base em uma rede WDS precisam ser configuradas para utilizarem o mesmo canal e compartilharem chaves WEP se for utilizado. Eles podem ser configurados para diferentes grupos identificadores de serviços. Note que ambos roteadores precisam ser configurados para retransmissão entre eles para as configurações dentro da WDS para funcionar corretamente.
Um Exemplo: Digamos que você more em uma casa de dois andares (um sobrado), e você resolve colocar uma rede sem fio pois seu computador está na sala no andar térreo. Mas você também tem um netbook. E qual não é sua surpresa ao chegar no seu quarto no segundo andar, e descobrir que sua rede não pega lá ou pega com pouco sinal. E assim você não consegue utilizar  a internet. A Solução é o WDS onde você coloca um segundo roteador wireless compatível com a tecnologia WDS (existem roteadores por R$84,00 reais como o TL-WR541G da P Link) 

configurando ele para repetir o sinal do primeiro roteador, instalar ele num local estratégico para ele operar.
Outra situação e quando vocês moram em casas vizinhas, onde a passagem de um cabo torna-se difícil ou impossível, o WDS é uma solução ideal, o roteador principal fica em uma casa, recebendo a internet, e o segundo roteador fica na outra casa (vale lembrar a distancia, se as casas estiverem muito longe pode ser necessário a instalação de uma antena externa nas casas).
Uma terceira situação aplicável, em caso de empresas pode-se distribuir via Wireless entre os andares, a solução é a WDS e como um roteador pode trabalhar com vários tipos de redes, é possível integrar redes com fio e sem fio numa única rede. 

Configurando uma WDS.
A configuração  é relativamente simples, variando de marca para marca de roteador Wireless, e como no artigo anterior, vamos tomar por base os roteadores TP-Link
TLWR642G de 108M e o TP-Link TL-WR541G de 54M, mas vale lembrar que varia de modelo para modelo.
Com o primeiro roteador já configurado para sua rede, vamos acessá-lo e configurar o MAC do segundo roteador nele. Para tanto vamos acessar a pagina do roteador que normalmente é 192.168.1.1 e colocar usuário e senha. No tp-link se a senha não foi modificada ela deve ser user: admin  password: admin













Clique à esquerda no item Wireless e depois em Wireless settings, Marque a opção  Enable Bridges, e coloque em MAC of AP1 o MAC do segundo roteador conforme a imagem.
Em seguida salve a configuração e vamos passar a trabalhar com o segundo roteador.
É nessa parte que vamos ter mais trabalho, pois alguns passos devem ser seguidos.
Primeiro: Desative a rede sem fio no computador que vai usar para configurar o segundo roteador. Use o cabo de rede que vem com o roteador para conectá-lo ao computador. O Motivo disso, é que vamos precisar configurar esse roteador, sem que tenhamos conflitos com o primeiro roteador, afinal os dois funcionarão com um só.
Segundo: Vamos configurar na maquina também um IP Fixo pois teremos que configurar o roteador e isso vai fazer o DHCP dele parar de funcionar. Pode colocar o IP 192.168.1.5 com Mascara de sub-rede 255.255.255.0. caso não sabia como fazer clique aqui para ver como se faz no Linux e Clique aqui para ver como se faz no Windows
Terceiro: Entraremos no roteador, vale lembrar que o ip padrão do TP-LINK é 192.168.1.1 ou usuário: admin e a senha admin. Vamos configurar na maquina também um IP Fixo pois teremos
Quarto: A única Chave de Segurança compatível com o WDS é a WEP, então se você usa WPA, WPA2, WPA-PSK, WPA-PSK2, saiba que terá que redefinir sua senha para WEP.

Mude o IP ADDRES para 192.169.1.2 assim quando ativarmos o radio, não vai conflitar com o IP do primeiro roteador, e clique em salvar


























Salve e aguarde o roteador sincronizar, e digite o novo IP no navegador e acesse o roteador para continuarmos a configurar.
Agora vamos desabilitar o DHCP, Afinal só precisamos de 1 DHCP na rede, e esse é o papel do Primeiro roteador.
Clique em DHCP na coluna esquerda, e depois em DHCP Settings. Uma vez lá clique em Disable no item DHCP Server. E depois em SAVE














Essa Tela já é nossa conhecida:














Vamos fazer nela a mesma configuração do primeiro roteador.
Mesma SSID, Mesma REGIÃO, mas Cuidado o Channel tem que ser diferente se foi usado Canal 6 num roteador devemos usar canal 5 no outro.

O Modo deve ser o mesmo nos dois roteadores, caso contrário vai encaroçar a rede. Isto é se você tiver 2 roteadores, um de 108M e outro 54M configure os dois roteadores para operar a 54Mbps os dos tendo a mesma velocidade evita-se que tenhamos problemas de desempenho na rede, e acredite, deixe sempre o roteador mais rápido na velocidade do mais lento, Caso contrário a velocidade da rede vai ficar muito baixa, pois vai ter congestionamento de pacotes.

Ative o Radio (Enable Wireless router Radio)

Ative o SSID BroadCast

E Finalmente a diferença:
Ative a Bridges, igual fizemos no inicio desse artigo com o primeiro roteador, mas desta vez coloque o MAC do Primeiro roteador no Campo MAC of AP1. Lembre-se o MAC Address está escrito em uma etiqueta em baixo do roteador.

Mantenha a Mesma Chave WEP do primeiro roteador nesse roteador também. Obs.: só pode ser chave WEP pois uma rede WDS são suporta chaves criptografadas.
Salve

E Pronto, os roteadores já estão usando uma rede WDS entre eles.
Confirmando a conexão.

Entre no segundo roteador e clique em Wireless, e depois em Wireless Statistics e veja:
Deve ter dois itens Current status AP-UP, Um com o tag Address do primeiro roteador e outro com o Mac Address do segundo roteador

Os Status STA-ASSOC são as maquinas conectadas nesse roteador via Wireless
O Primeiro roteador deve estar igual com os status AP-UP





























Nas imagens a cima existe duas maquinas  conectadas ao segundo roteador (54M) e nenhuma maquina no Primeiro roteador (108M), veja que no status do 108M encontra-se somente os AP-UP indicando que os dois roteadores estão on-line, e temos conexão entre eles. Outra forma de testar a conexão, é com o cabo de rede ligado ao segundo roteador, e com a placa de rede wireless desativada, tente acessar o primeiro roteador. Se tiver internet ligada ao primeiro roteador, tente navegar. Depois disso é só guardar o cabo de rede ligar a placa wireless, e conectar todas as maquina na rede.

OBS.: Existe um meio de habilitar o WDS no D-Link DI-524 da cisco. Basta acessar o endereço do roteador \wds.htm

Até a próxima,
André Ferreira

53 comentários:

  1. Cara, muito bom! Simples e objetivo.

    Fiz a configuração aqui em casa usando 2 tplinks, WR641G(802.11g) e WR941N (802.11n). Porém, aqui para funcionar eu tive que utilizar o mesmo canal, pois se eu utilizasse canais diferentes como sugerido um dos routers não subia :) .

    Só fiquei com dor no coração por não poder usar o modo "n" do meu router, além de abrir mão do WPA...



    Até!

    ResponderExcluir
  2. amigo você foi um anjo cara tava desesperado pra conseguir fazer isto. muito obrigado cara , obrigado mesmo, continue assim pois vc terá muito sucesso pela frente. VALEUUUU.

    ResponderExcluir
  3. Wilson Crivelin Júnior16 de setembro de 2010 às 00:11

    Muito bom o tutorial, consegui configurar o WDS em pouco tempo seguindo a risca o descrito.
    O único senão é quanto aos canais a se utilizar. Eu coloquei os dois routers no canal 6 e funcionou legal, sendo que, particularmente, acredito ser o mais correto, pois ao colocar um no canal 1 (distante o suficiente para não causar interferencia no canal 6), deixando o outro no canal 6, o router "remoto" não entrou como AP-UP mas sim STA-ASSOC.
    Um no canal 5 e outro no canal 6 tb funcionou, mas observe na tabela de frequencias wireless que eles se sobrepõe. e talvez por isso funcione...
    Enfim, façamos nossas experiencias e as compartilhemos.
    Muuuuuuuito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Ficou uma dúvida: para WDS o canal deve ser o mesmo nos 2 roteadores ou não?

    ResponderExcluir
  5. Olá, No caso de roteadores operando em WDS eles devem ficar em canais diferentes, pois como qualquer aparelho se os canais forem os mesmos eles vao conflitar, dependendo do modelo do seu roteador, você consegue colocar ESSIDs diferentes, no meu caso a internet serve a 2 redes disitintas então eu uso uma essid chamada LACA, da rede com grupo LACA e uma essid chamada MPAZ da rede com o grupo MPAZ, mas a WDS permite que eu use a mesma internet nas duas redes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo tutorial.
    Gostaria de tira uma dúvida: posso fazer essa configuração para usar os dois roteadores se comunicando através de cabo de rede? Caso positivo funcionaria normalmente?
    Pergunto isso pois recebia sinal de internet do vizinho através de um switch ligado ao modem dele onde eu ligava meu roteador, só que agora ele comprou um roteador e o meu está desativado. A distância é considerável e já existe o cabo de um ponto ao outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE SIM, PARA CONECTAR UM ROTEADOR COM OUTRO VOCÊ DEVE CLIMPAR UM CABO PADRÃO CAT5 768B NAS DUAS PONTAS E ESSE CABO NÃO PODE TER MAIS DE 100MTS

      Excluir
  7. Cara, meus parabéns de verdade pelo tutorial. Estava realmente precisando, mas preciso tirar uma dúvida:
    Posso esta fazer a configuração com os dois roteadores se comunicando por cabo? Caso positivo, ficará a mesma coisa?
    Pergunto isso pois recebo internet do vizinho. Antes o modem dele era ligado no switch que mandava para o meu roteador sem fio, agora ele comprou um roteador e tive que desativar o meu. A distância entre os pontos é considerável e já existe cabo de um ponto a outro por conta da estrutura antiga.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Caro leitor,
    sim você pode fazer essa ligação via cabo sim, basta ligar da porta 01 do rotador A para a porta 01 do roteador B, nesse cado, a configuração de essid, senha não precisam ser as mesmas, e també não é necessário ativar o WDS.
    Outra solução que você pode usar para fazer a ligação sem usar fios, e trocar a antena dos roteadores, pois cada antena normalmente e de 3DBi em geral uma antena de 5 a 15 DBi resolve curtas distancias.

    Atenciosamente:
    André Telles Ferreira

    /"\
    \ /
    X
    / \

    CAMPANHA DA FITA ASCII - CONTRA MAIL HTML
    ASCII RIBBON CAMPAIGN - AGAINST HTML MAIL

    • Revolução Linux (http://revolucaolinux.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. Olha eu de novo...
    Então pra usar os dois routers na mesma rede por cabo basta cabo nas portas LAN 1? e como fica a distribuição do sinal sem fio pelo router 2, ele fará? caso faça, desativa-se o DHCP nele para ele replicar o DHCP enviado pelo router 1 ou não rola Wireless a partir dele e ele vai funcionar como switch apenas?
    Entendi a questão da troca das antenas, mas já tem mais de 50m de cabo de um ponto a outro. No momento só tenho sinal por cabo na minha casa, pq o cabo q sai de lá ligo no meu switch, mas queria usar o router wireless q tá parado.
    Desculpa ai a encheção de saco.

    ResponderExcluir
  10. Olá,Fabio,
    Bem quanto ao tamanho do cabo você pode usar no máximo 100m, mas eu recomendo usar no maximo 80M de forma que se possa tirar certificação ISO, e evita problemas. se for usa mais deve-se colocar um switch a cada 80m.

    Quanto ao sistema wireless do segundo roteador, mão é comprometido e você pode usar qq essid não a mesma do outro roteador. não terá problemas levando em conta a distancia que você me falou, mas procure proteger o seu cabo de SOL, CHUVA, DESCARGAS ATMOSFÉRICAS, E OUTROS, o ideal é que você lance um eletroduto subterraneo para proteger melhor seu cabo, mas ainda acho que uma solução limpa seria mudar as antenas dos roteadores.

    att

    ResponderExcluir
  11. Ola tudo perfeito funcionando 100%, so que no meu caso se eu por os aps em canais diferentes a rede não funciona, estou com todos( uso 2 repetidores ) no mesmo canal e a rede esta funcionando perfeito, todos os roteadores são tp link

    ResponderExcluir
  12. Ola Andre.

    Muito esclarecedor, porem estou tentando fazer o WDS usando uma AP 5460 da Ovislink e um DI524 da DLink.
    A opção numeroIP\wds.htm nao funcionou no browser.
    A ideia e pegar o sinal de um modem DI500B aplicar no DI524 e repeti-lo para uma AP5460, e esta servir como acesso para notebooks.

    Grato.

    Carlos Dutra.[
    lucascdbr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá André, muito bom o seu post,
    mas não estou conseguindo fazer funcionar, tenho um OvisLink Evo-W108AR, e nao consigo mapear o MAC do meu TP-Link TL-WR741ND, ai nenhum encontra o outro, peço que me ajudem pois preciso configurar isto pra minha net funcionar... aguardo

    ResponderExcluir
  14. Olá Galera, Desculpa meu sumisso, mas estou de volta. Bem estou vendo muitas duvidas ao fazer roteadores de marcas diferentes conversarem. bem a primeira coisa deve-se verificar se os dois roteadores tem Suporte WDS, se um não tiver nao adianta. outro fator importante, eles não podem estar usando o mesmo canal alem disso a senha tem que ser wep e tem que ser a mesma nos dois roteadores. se quizer deixa-los transparentes use os mesmos ESSID se usar ESSIDs diferentes você terá dois roteadores para logar. ATENÇÃO, SE usar o mesmo essid você vai poder navegar entre os roteadores de forma transparente como se faz em torres de celular

    ResponderExcluir
  15. Visitem o meu site também.
    ele ainda nao está pronto, mas qualquer opinição é bem vinda.

    http://www.actehcservice.cjb.net

    ResponderExcluir
  16. Olá amigo... contratei um serviço de internet da GVT, eu ja tinha uma rede configurada da OI com um modem que mandava sinal pra um roteador via cabo (TP-LINK 108M) e esse TP-LINK mandava pra um AP via cabo tbm..... mas agora não consigo fazer funcionar porq o modem que a GVT forneceu não tem porta WAN e o mesmo ja é roteador Wireless, não sei como fazer pra funcionar isso, preciso repetir o sinal pra esse TP-LINK e pra o AP lá fora.... se puder me ajudar!!! um abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Comecei testar um TL-WR941ND ... mas pelo que vi ele só CLIENTE WDS (não encontrei a função enable brigdes)... e tenho + 3 aps AIR LIVE 5460AP que suportam WDS Repetidor... Gostaria muito de fazer uma rede WDS com esses camaradas, mas estava partindo do ADSL --> TPLINK -- AIR LIVE ... e possivel ? Pelo FAQ deles parece que é só cliente

    ResponderExcluir
  18. Primeiro eu peguei meu Multilaiser e dei flash e fiz ele virar um TP-LINK, identico ao do tutorial, de 54mbs, e tava tentando usar o DI-524 para receber, nem por reza ele pegava o Multilaiser, to quase desistindo, no multi aparece o di-link como APUP, mas, no DI-524 NADA! nem habilitando WDS nele e colocando o MAC, nas estastisticas Wireless não aparece que ele ta conectado e ele também não está passando a internet. Bom, mais tarde vou tentar outro processo, colocar o DI-524 como Router, habilitar o WDS nele com o MAC do meu suposto TP-LINK Multilaiser piratex! e configurar o Multi igual ao tutorial, desabilitar DHCP e colocar tudo com mesma SIDD, mesma senha, canal diferente. So tem um grande problema, regiao, no Dlink nao vi onde alterar a região do aparelho,brincadeira de aparelho né...lixo , ainda bem que é emprestado por longos tempos, se não ja tinha jogado no lixo. Única coisa que quero é poder jogar com meu xbox online, está difícil!!!!

    ResponderExcluir
  19. Muio bom!
    E se eu precisar colocar um terceiro roteador, da certo? como é configuração?

    ResponderExcluir
  20. Ola, tenho um roteador DI 524up conectado no modem ADSL, eles estão na casa da frente e eu moro nos fundos quero que o sinal chegue até minha casa, mas chega muito fraco, então comprei um Air Alive, e configurei como repetidor, na mesmo ssid e mesmo cana e mesma senha. está funcionando mas vi que tem que estar em outro canal? e nao coloquei mac e funciona, mas quando mudo de um para o outro ele nao muda sozinho tenho que desabilitaar o wireless no note e ligar denovo ai ele pega o sinal do que está mais proximo. Oque está errado?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCELO, PRIMEIRO PEÇO DE CULPAS POIS ESTIVE AFASTADO DO BLOG POR UM TEMPO, A UTILIZAÇÃO DO MESMO CANAL OU DE CANAIS DIFERENTES DEPENDE DO SEU EQUIPAMENTO, ROTEADORES MAIS ANTIGOS OPERAVAM EM CANAIS DIFERENTES, MAS OS ROTEADORES DE HOJE OPERAM NO MESMO CANAL, E ISSO TORNA ELES MAIS ESTAVEIS. QUANTO AO USO DO MAC ROTEADORES QUE OPERAM EM QSS NAO PRECISAM NECESSÁRIAMENTE TER O MAC CONFIGURADO POIS ELES MESMOS IRÃO LER O MAC NA REDE. QUANTO A MUDAR DE UM ROTEADOR PARA OUTRO DE FORMA AUTOMATICA VAI DEPENDER DENOVO DO SEU EQUIPAMENTO. POIS ALGUNS EQUIPAMENTOS NAO SUPORTAM A MUDANÇA AUTOMÁTICA, NECESSITANDO DESLIGAR E RELIGAR A WIRELESS, JÁ OUTROS EQUIPAMENTOS SE CONECTAM AUTOMATICAMENTE NAS REDES COM SINAL MAIS FORTE.

      Excluir
  21. Cara. Tenho um modelo igual a esse ai TL-WR541G, e no meu n tem essa opção de WDS. Será atualização de firmware?

    se puderem me enviar alguma coisa pelo emaila gradeço.

    Abs.
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ROBERTO, OS WR541 QUE PASSARAM NA MINHA MÃO POSSUIAM O SERVIÇO WDS, PROCURE REALMENTE ATUALIZAR SEU FIRMWARE.

      Excluir
  22. Valeu! Consegui com um siemens se361 com wds e um tplink WR541G (este com a porta wan queimada...).
    Depois de vários testes funcionou perfeito. No meu caso só funcionou com canais diferentes. Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelo tutorial.

    Aqui funcionou muito bem, mas os canais devem ser os mesmos nos dois roteadores.

    ResponderExcluir
  24. partabens otimo tutorial

    ResponderExcluir
  25. AQUI em casa eu consegui conectar a internet certinho, porem sem SEGURANÇA habilitada, pois quando configuro uma senha WEP ele deixar de acessar a internet..
    Sera que configurando um filtro MAC e mudando a senha do ROTEADOR resolvera meu problema com segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HONOR,
      NO SEU CASO, VOCÊ PRECISA ABILITAR A WEP NOS DOIS ROTEADORES COM A MESMA SENHA, UTILIZAR O MESMO SSID NOS DOIS RETEADORES E DEPENDENDO DA TECNOLOGIA DO SEU ROTEADOR, USAR OU NÃO O MESMO CANAL. MAS INDEPENDENTE, USE FILTRAGEM DE MAC, POIS A WEP EH FRACA, E SEM SEGURANÇA FICA MAIS FRACA AINDA.

      Excluir
  26. Pessoal

    Estou tentando configurar dois TP-LINK, o primeiro um (TL-WR941-ND) que esta ligado ao modem da NET e um segundo (TL-WR543G), para trabalharem em modo WDS. Tentei as configurações citadas pelo AnNdré, só que o modelo WR941ND possui configuração diferente, no caso:

    Wireless Network Name:
    Region:
    Warning:
    Channel:
    Mode:
    Channel Width:
    Max Tx Rate:

    Enable Wireless Router Radio
    Enable SSID Broadcast
    Enable WDS Bridging

    SSID(to be bridged):
    BSSID(to be bridged):

    Key type:
    WEP Index:
    Auth type:
    Password:

    Tentei ativando Enable WDS Bridging e colocando as configurações da mesma forma que o André postou, ficanod a duvida se SSID(to be bridged) pode ou não ser igual a Wireless Network Name (coloquei igual).

    No segundo Roteador configurei conforme orientações do post, ficando a duvida quanto a Rede WAN , como devo deixa-la configurada ?

    Bom, nao consegui (ainda) fazer os dois roteadores conversarem, alguem teria uma dica ?

    Xyko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xyko,
      Realmente o 941 é um pouco diferente.
      você deve marcar a opção Enable WDS Bridging em wireless
      os seguintes campos devem aparecer:

      SSID(to be bridged): aqui você coloca o ssid do Roteador o ideal eh que use o mesmo ssid nos dois roteadores

      BSSID(to be bridged): aqui você coloca o Macaddress do outro roteador

      Key type: aqui você colocoa o tipo de chave, em geral use WEP, mas s os dois roteadores forem 941 ou superior pode usar outros tipos de segurança ( os dois roteadores precisam estar configurado com ela.

      WEP Index: no caso de usar wep use a index que vc configurou a senha no outro roteador. (lembre-se a senha deve ser igual nos dois roteadores.

      Auth type: NO caso de wep use OPEN

      Password: coloque a senha (chave wep) igual nos dois roteadores.

      se o outro roteador for inferior ao 941, siga os passos que descrevi no passo a passo. caso seja 941 ou superior use os procedimentos que descrevi aqui.

      Excluir
    2. André

      E a questão quanto a Rede WAN do segundo roteador, como devo deixa-la configurada ?

      Excluir
  27. a unica porta wan que deve ser configurada é a do roteador ligado ao modem. independente se ele é o primeiro ou o segundo roteador. já o roteador que não possui modem, não precisa ter a porta wan configurada, independente de ser o primeiro ou segundo roteador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André

      Apesar de minhas configurações aparentemente estarem corretas conforme orientações, não consigo através do roteador 2 acessar o Roteador 1 e nem a internet.

      Se conecto o cabo da estação no roteador 1 e habilito a placa para IP dinamico acesso a internet normalmente, se conecto no roteador 2 a conexão cai e o mesmo não consegue obter um ip de forma dinâmica. Cadastrando um IP fixo conforme orientação (192.168.1.5) consigo acessar o Roteador 2 mas não consigo acesso ao roteador 1 e nem a internet.

      ----------------
      Roteador 01

      STATUS

      Firmware Version:
      3.13.9 Build 120201 Rel.54965n
      Hardware Version:
      WR941N v2/v3 00000000
      LAN
      MAC Address:
      64-70-02-E1-57-8A
      IP Address:
      192.168.1.1
      Subnet Mask:
      255.255.255.0
      Wireless
      Wireless Radio: Enable
      Name (SSID): CASTELO
      Channel: 11
      Mode: 11g only
      Channel Width: 20MHz
      Max Tx Rate: 54Mbps
      MAC Address: 64-70-02-E1-57-8A
      WDS Status: Run
      WAN
      MAC Address: 64-70-02-E1-57-8B
      IP Address: 192.168.0.4 Dynamic IP
      Subnet Mask: 255.255.255.0
      Default Gateway: 192.168.0.1
      DNS Server: 189.6.0.138 , 189.6.0.137

      --------
      Roteador 01

      WAN

      WAN Connection Type: Dynamic IP
      IP Address:192.168.0.4
      Subnet Mask:255.255.255.0
      Default Gateway:192.168.0.1

      MTU Size (in bytes): 1500
      Use These DNS Servers
      Primary DNS:189.6.0.138
      Secondary DNS:189.6.0.137
      Host Name:ROT01

      Roteador 01
      WIRELLES

      Wireless Network Name:CASTELO
      Region: BRAZIL

      Channel:11
      Mode: 11g Only
      Channel Width: 20 Mhz
      Max Tx Rate: 54Mbps

      Enable Wireless Router Radio (x)
      Enable SSID Broadcast (x)
      Enable WDS Bridging (x)
      SSID(to be bridged):CASTELO
      BSSID(to be bridged):90-F6-52-53-1F-BA
      Key type:WEP (ASCII)
      WEP Index:1
      Auth type:Open
      Password: AVALON1234567


      Roteador 01
      WIRELLES SECURITY

      WEP(X)

      Type:Open System
      WEP Key Format: ASCII
      Key Selected WEP Key (Password) Key Type
      Key 1: AVALON1234567 128 bit
      Key 2: Disable
      Key 3: Disable
      Key 4: Disable

      ----------------------------------------
      Roteador 02 TL-WR543G

      WAN

      WAN Connection Type:Dynamic IP
      Host Name:CASTELO
      IP Address:0.0.0.0
      Subnet Mask:0.0.0.0
      Default Gateway:0.0.0.0

      MTU Size (in bytes): 1500
      Use These DNS Servers
      Primary DNS:0.0.0.0
      Secondary DNS:0.0.0.0

      Roteador 02 TL-WR543G
      LAN

      MAC Address : 90-F6-52-53-1F-BA
      IP Address:192.168.1.2
      Subnet Mask:255.255.255.0


      Roteador 02 TL-WR543G
      WIRELLES SETTINGS

      SSID:CASTELO
      Region: BRAZIL

      Channel:11
      Mode: 54 Mbps(802.11g)

      Enable Wireless Router Radio (x)
      Enable SSID Broadcast (x)
      Enable Bridges (x)
      MAC OF AP1:64-70-02-E1-57-8A

      Enable Wireless Security(x)
      Security type:WEP (ASCII)
      Security Option:Open System
      WEP Key format:ASCII
      KEY Selected WEP Key Key Type
      Key1 AVALON1234567 128
      Key2 Disable
      Key3 Disable
      Key4 Disable


      Roteador 02 TL-WR543G
      WIRELLES Statistics

      ID MAC Status Rec Pack Sent Pack
      1 90-F6-52-53-1F-BA AP-UP 0 532
      2 64-70-02-E1-57-8A AP-UP 0 266

      Excluir
  28. bem, cheque seu dhcp..
    o dhcp deve estar no primeiro roteador (roteador do modem)o mesmo deve esta com o gateway direcionado para o IP do roteador com o modem. o roteador 2 precisa necessáriamente estar com o dhcp desativado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Roteador 1 esta com DHCP ativado (Enable)

      Start Ip Address : 192.168.1.100
      End Ip Address : 192.168.1.199
      gateway : 192.168.1.1

      O Roteador 2 esta com DHCP desativado (Disable)

      Excluir
  29. Xyko,
    Me adiciona no seu msn ou skype, para que possamos conversar melhor sobre o assunto, assim corrigir o que está acontecendo, e depois eu monto um post, sobre o problema e a solução aplicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. msn: andretf22@hotmail.com
      Skype: actech_service
      e-mail: andretf78@hotmail.com
      site com mais contatos: http://www.actechservice.cjb.net

      Excluir
  30. ótimo tutorial, Parabens !
    André ainda ñ tentei configurar e gostaria de tirar uma dúvida para que eu possa comprar outro roteador, tenho um tp link wr740n 150mbps 5di que fica conectado por cabo ao modem e o pc no térreo, mas gostaria que o sinal chegasse no 1 andar e no 2 andar como no exemplo que vc deu no ínicio dessa página ( telemarketing, administrativo e diretoria), o 2° router seria ligado apenas na energia ou teria que conectar algum cabo de rede a ele ? em um forum de informática um usuário disse que O WDS derruba o tráfego em 50%, isto é: Se vc tem capacidade de banda em B de 5mb/s, ao utilizar o WDS, irá cair para 2,5 mb/s, e muitas vezes aumentar a latência (ping). é isso mesmo o sinal pode chegar com a metade da velocidade ?

    ResponderExcluir
  31. Olá Marcel.
    No caso de dois andares, dependendo ta quantidade de paredes 2 roteadores são suficientes, inclusive é meu caso aqui. o meu primeiro roteador fica no térreo onde fica meu escritório, e o segundo roteador tem apenas a tomada elétrica operando nele. pois ele recebe sinal do primeiro roteador e redistribui.
    Em teoria o que diz no fórum está correto porem nos testes que fiz em minha rede, não senti diferença entre o uso com 1 único roteador e uma rede WDS. o desempenho que tenho em transferência é relativamente igual, a diferença é minima. no meu caso que a rede é de 300M, ela é inclusive mais rápida que ao ligar no cabo quando uso duas maquinas com placas de rede de 300M. já quando o assunto são os notebooks, varia muito pois tenho notes de 150 e notes de 56M e esses ultimos, a taxa realmente fica por volta de 2,5, mas não tenho nenhuma latência de ping ou pelo menos algo significante.
    espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  32. André muito obrigado excelente explicação !, para um 2° roteador eu poderia colocar outro do mesmo modelo TPL WR 740 n 150 mbps 5dbi ou vc me aconselha um outro ?

    desde já agradeço pela atençaõ !

    ResponderExcluir
  33. Na minha opinião ele está ótimo. eu acho inclusive que usar roteadores iguais diminui a chance de gargalos. em bora eu use um WR541 e um WR941. no seu caso acredito que 2 wr740 é suficiente.

    ResponderExcluir
  34. Caro André, apesar das explicações e varias duvidas dos amigos já é suficiente para montar um rede Wireless, mas eu ainda tenho uma dúvida.

    Estou preste a montar uma rede aqui no novo prédio da ADM, são 4 andares, já tinha colocado no projeto que cada andar vai ter um roteador e ficarão sempre mesmo ponto estratégico nos andares.

    A principio iria usar da forma cascateados, ou seja 1º Router recebe o sinal via cabo de um switch onde tem Servidores DHCP e proxy etc.

    Ai iria passar cabos entre os routes, sendo:
    1º Router conecta por cabo na porta LAN 1 do segundo Router ou (AP)
    2º Router liga um cabo de sua porta Lan 2 para porta LAN 1 do terceiro e este liga um cabo de sua porta LAN 2 para porta Lan 1 do 4º Router.

    E cofiguração em todos seria brigde, mesmo SSID, mesma Senha, Mesmo Criptografia WPA2 ou usar só MAC dos clietes.

    Os Router no momento seria este para todos os andares "TP-Link TL-WR1043ND 300Mbps" mas pode ter mudança até o termino do Prédio.

    Esta opção pela sua experiência seria eficiente?

    Valdir
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir, a configuração descrita pro você é perfeita, entre tanto, caso você for montar eles com uso de cabos, deve se lembrar de mudar o canal da wireless mas pode usar o mesmo essid e ou essids diferentes., nenhum roteador pode ter o mesmo canal. agora caso você resolva conecta-los sem fio, isto é através de WDS, deve-se colocar todos os roteadores e APs com o mesmo canal e mesma essid, lembre-se de conectar sempre o roteador no roteador mais proximo, tanto via wireless quanto via cabo.

      um abraço

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado André, muito bom trabalho cara !!

    Eu já tinha lido mil tutoriais pela internet e mesmo sendo técnico de TI nunca tinha obtido sucesso !!!

    Obrigado pela ajuda cara !

    ResponderExcluir
  37. Se puder me dar umas dicas pra melhorar o wifi na empresa. O prédio tem 3 blocos (A, B e C), mais ou menos tem uns 50 dispositivos conectados no wifi em cada bloco. Em cada bloco coloquei 2 roteadores TP-Link 741ND.
    A rede está configurada assim: Tenho um Servidor Windows com DHCP ativado, ele que fornece IP´s para a rede. Todos os roteadores estão ligados por cabos. A configuração de cada roteador é idêntica, assim: DHCP desabilitado, configurado SSID igual, senha igual, somente os canais diferentes. Os cabos de redes estão plugados nas portas LAN´s dos roteadores.
    Tem momentos que consegue conectar rápido e bem no wifi, mas tem momentos que o sinal está forte, coloca pra conectar, e não conecta. As vezes percebo que os roteadores "travam ou congelam", por isso tento reiniciar todos eles todos os dias.
    Se puder me dar dicas, está correto a configuração da rede, roteadores, Servidor Windows DHCP, cabos de rede, marca e modelos dos roteadores ?
    Agradeço ai se puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo,
      Quando falamos em redes Wireless diversas características devem ser levadas em consideração. entre elas podemos destacar:
      Ruído, Canal, Frequência, Capacidade dos equipamentos, Range de Ips, quantidade de Ips disponiveis. DHCP e outros itens de rede.

      Devemos considerar que falhas do DHCP ou Falta de IP, mesmo probelmas com o Range de Ips ou mesmo conflito de DHCP`s podem causar perda de conectividade.

      Já quando olhamos para dispositivos sem fio vemos também outros motivos para levar perda de conectividade como por exemplo a capacidade de conexões simultaneas de um AP ou roteador wireless, um roteador ou AP TPLink (doméstico, aqueles branquinhos) tem capacidade de conectar de 5 a 8 equipamentos mas que isso ele pode negar conexão, derrubar as conexões ou mesmo travarem. É preciso dimencionar a quantidade de equipamentos que irá conectar em cada roteador, vale lembrar que se você usa WDS entre os Aps ou roteadores, os dispositivos passam de um roteador para outro assim podendo ter uma quantidade de dispositivos conectados a um AP maior do que o dimensionado. Isso pode ser resolvido colocando os roteadores ou aps em locais estratégicos de forma alocar um numero especifico de dispositivos por roteadores ou aps, ou buscar o uso de aps (não roteadores) de uso corporativos pois eles tem capacidade de conexão maior variando de 10 a 300 conexões simultâneas dependendo da marca, modelo e licença aplicada. Esses Aps costumam ter controladoras que vão, num único dispositivo ou aplicativo controlar todos os Aps de sua rede.

      Outro fator é a frequência e canais, você deve usar um analisador de spectro para identificar conflitos, aparelhos usando a mesma frequência em determinados horários ou aparelhos que operam interferindo na sua rede. O mesmo ocorre com os canais, pois um conflito de canal com aparelhos fora da WDS ou mesmo com WDS mais novas que permitem outros canais alguns aps ou roteadores podem parar de transmitir. Portanto uma boa analise de spectro e um dimensionamento de canais ajuda a sua rede funcionar normalmente.

      Outro grande problema são os ruidos, esses ruidos podem fazer seus aps e roteadores pararem transmitir e receber sinal ou mesmo deixar o sinal lento e caindo muito. Esses ruidos podem ser causados, por equipamentos que usam radio, em especial ondas curtas, como micro-ondas, carros de controle remotos, equipamentos de transmição, equipamentos médicos, maquinário, barreiras e outros. Para poder descobrir e resolver problemas de ruidos, é necessário uma analise de spectro para identificar esses ruidos. E caso sejam internos, os equipamentos que causam ruidos devem ser trocados ou desativados, já se for externo já é mais dificil, sendo necessário modificação nos canais e frequência de sua rede e muita negociação com seus visinhos. Mas cuidado a rede sem fio e rádio classe 2 portanto equipamentos classe 1 tem preferencia e sempre prevaleceram perante a lei brasileira.

      Portanto, faça uma boa analise de seu ambiente, faça um mapeamento de toda sua planta baixa, e busque dimensionar bem seus equipamentos. Mas principalmente troque os TPLinks pois esse modelo que você tem é doméstico e suportam 5 no máximo, estorando 8 conexões e pelo que percebi você dimencionou 25 dispositivos por ap/roteador.

      Excluir
    2. André perfeito sua explicação legal mesmo. Já a algum tempo que quebro a cabeça nessa rede wifi pra melhorar o acesso. Vou colocar em pratica suas dicas, e se possível te peço mais uma, se pode me indicar marcas e modelos de roteadores wireless corporativos que podem suportar mais conexões que os tp-links,
      Agradeço mesmo o seu empenho em ajudar,

      Excluir
  38. Olá Anônimo,
    bom eu acho um exelente AP para corporativo o UniFi UAP-LR (AP Long Range) da Ubiquiti. a vantagem dele alem do preço que é bem mais baixo eles não precisam de hardware de controle, basta instalar o software dele em um computador que ele gerencia todos os APS que etiverem da rede da UniFi UAP-LR). eles podem conectar até 25 clientes ao mesmo tempo.

    Outra Opção São APs motorola AP650, eles são mais caros, utilizam controladora de hardware AS4000, suportam até 80 conexões simultaneas, e tem uma estabilidade bem maior. porem cada equipamento AP650 custa entrono de 1200 reais e a controladora já com licensa para 6 AP custa em torno de 2000 reais e se precisar de aumentar a licensa para mais 6 APs custa em torno de 800 reais.

    se precisar coloca meu skype actech_service

    Abraços

    ResponderExcluir
  39. Corrigindo o modelo da Controladora Motorola é RFS4000

    ResponderExcluir
  40. Ola, André!
    Estou usando dois roteadores intelbras wrn300 em modo wds. Configurei conforme um video da intelbras.
    Estou tentando usar o filtro de Mac para acesso ao wifi. O problema é que algumas paginas não abrem, aparecendo mensagens de pagina bloqueada e tem momentos que não consegue acessar o wifi. As vezes as paginas que abrem não abrem totalmente.
    Acho que fiz alguma coisa errada! Quando desabilitei o dhcp no 2 aparelho e mudei o ip para final 2 continuo acessando sem configurar o meu micro, digito 10.0.0.2 e consigo acessar o roteador.
    Voce pode me dizer se posso usar o mesmo passo a passo que vc fez?
    Eu não mudei o canal! vou mudar para ver se é issso!
    Outra coisa: As vezes consigo acessar as configurações do roteador por wifi e outras vezes não! porque?

    ResponderExcluir

Olá Obrigado pelo interesse na matéria. deixe seu comentário, duvida ou opinião