sábado, 17 de julho de 2010

Como acertar a hora do PC pela Internet

Você já reparou que os computadores têm os piores relógios do mundo? Sim, o Windows é capaz de exibir a hora em todos os formatos imagináveis. Mas a hora que aparece na sua barra de tarefas provavelmente adianta ou atrasa pelo menos alguns minutos por semana.

É claro que você pode acertar seu relógio manualmente, mas certamente ele vai se atrasar outra vez em questão de dias. Como os horários nos e-mails e nos arquivos, em geral, são gerados pelo relógio do computador, manter o PC no horário certo é mais importante do que você poderia presumir. Por que não utilizar a Internet para controlar a precisão do relógio do PC, então?

O Observatório Nacional (http://www.on.br), mantém um relógio atômico que pode ser consultado via Internet para saber a hora oficial do Brasil. No servidor "Hora Legal" (http://pcdsh01.on.br) você ouve aquela voz do telefone, no hora certa (130).

Para quem gosta - e quer - instalar um programa que faça o acerto pra você, em dias e horários agendados, pode usar o excelente freeware (grátis) AboutTime, que é pequeno e leve.

Para fazer o download, clique aqui.

Após baixá-lo e instalá-lo, vamos configurá-lo. Esta etapa é feita apenas uma vez.

Abra o AboutTime. Na aba "Time Hosts" clique em ADD.

Depois, no campo "Site Name" escreva "Observatório Nacional". Em "Host Name/Address" coloque exatamente assim 200.20.186.75 clique em "Verify Entry" para verificar se o endereço está correto. Se o mesmo número de IP apareçer no campo "Resolved Address", conforme a figura abaixo, dê OK.

Agora faça a correção da hora do seu computador. Clique na aba "Control/Time Client" e clique em "Set Time" - conforme a figura abaixo - e veja o quanto seu relógio estava errado.

Pronto! Seu relógio agora será sincronizado com o Relógio Atômico do Observatório Nacional.

Dicas Complementares:

- Se houver Firewall entre seu computador e a Internet, ele terá que ser ajustado.

- Não esquecer de acertar o fuso horário do seu computador corretamente: por exemplo Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, (GMT-3) e, quando for horário de verão, (GMT-2).

Um comentário:

  1. Muito bom mano.. quando as datas do horáio de verão estão ok, minimizamos muito o problema.. Já que o governo muda sempre as datas...

    ResponderExcluir

Olá Obrigado pelo interesse na matéria. deixe seu comentário, duvida ou opinião