O dual boot é um sistema que permite instalar dois sistemas operacionais no mesmo PC. Assim, o usuário pode escolher qual usar ao iniciar o computador. Nesse artigo, mostraremos como fazer dual boot utilizando o Windows 7 e o Ubuntu10.04. Além disso, mostraremos como configurar as pastas pessoais para que elas fiquem disponíveis nos dois sistemas de forma integrada.
Requerimentos
Para realizarmos o dual boot com sucesso, é necessário um disco de instalação do Windows 7, um disco de instalação do Ubuntu 10.04 e, pelo menos, duas horas de tempo livre para realizar todo o processo. Esse tempo será gasto no backup, formatação, instalação e configuração dos SOs.Antes de começar o processo de configuração do dual boot, faça um backup de todos os arquivos importantes. Isso é altamente recomendável para assegurar que os dados não sejam perdidos acidentalmente por causa de algum erro de configuração durante o processo. Para isso, utilize algum programa para esse fim, como o Cobian Backup.
Configurações
O HD será dividido em três partições distintas: uma para o Windows 7, uma para o Ubuntu e uma para os arquivos pessoais. Como o disco suportará dois sistemas operacionais, não é recomendado efetuar o dual boot em discos rígidos com menos de 80 GB.Computador com Windows 7 instalado
Caso o computador já possua uma versão do Windows (Vista ou 7) instalada, é possível fazer a divisão das partições através do próprio sistema. acompanhe nosso blog para ler o artigo “Redimensionar partições do HD”. Verifique o espaço total do HD e faça a seguinte divisão:
- Na primeira partição, daremos o nome de “Win7” e serão reservados 25 GB de espaço em disco para instalação do Windows 7. Este espaço deve ser suficiente para o sistema crescer ao instalar programas básicos;
- A segunda partição não deve ser formatada, pois faremos isso somente ao instalar o Ubuntu. Porém, deixe pelo menos 12 GB reservados para ela;
- A terceira partição será responsável por armazenar todos os arquivos de dados, tais como músicas, vídeos e outros documentos pessoais. Ela receberá o nome de "Dados" e ficará com o restante de espaço disponível em disco.

Se o computador é muito usado para programas de edição de vídeos, imagens ou para jogos muito pesados, aumente o tamanho total das partições Windows e Ubuntu de acordo com a necessidade.
Computador sem sistema operacional
Caso o computador seja novo e não possua um sistema operacional instalado, insira o CD/DVD de instalação do Windows 7 e ligue o computador. Faça o boot pelo CD e aguarde o sistema preparar a tela de instalação.

Aguarde o término da instalação, que demora alguns minutos. O computador será reiniciado várias vezes nesse processo, portanto, não o desligue até aparecer uma tela solicitando para inserir um nome para o computador. Avance para as próximas janelas normalmente até finalizar as configurações.
Instalado o Windows 7, faça o redimensionamento das partições como indicado anteriormente. Depois de separar o HD em três partes, está na hora de instalarmos o Ubuntu.
Instalação do Ubuntu
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o Linux, existe uma forma de baixar a imagem ISO gratuitamente neste link. Logo após, basta gravar em um CD ou DVD para iniciarmos a instalação. Reinicie o computador com o CD/DVD do Ubuntu gravado e faça o boot por ele.

Selecione a partição com espaço livre que possui os 12 GB que reservamos a ela e clique no botão “Nova Partição”. Na janela seguinte, modifique o valor da partição no primeiro campo para 10000. Em “Usar como”, selecione a opção “Sistema de arquivos com “journaling” ext4”. Marque a caixa “Formatar a partição” e digite “/” em “Ponto de Montagem”. Clique em OK para confirmar as opções.

Pastas pessoais
Inicie normalmente o Windows e acesse a pasta com arquivos pessoais do usuário. Copie todas as pastas e cole na partição “Dados” que criamos anteriormente. Volte para a pasta de usuário (C:) e clique com o botão direito do mouse sobre uma das pastas.



Reinicie o computador e escolha a inicialização pelo Ubuntu. Abra o menu “Locais” e abra as pastas pessoais. Agora, apague todas as pastas e acesse “Dados”. Arraste todas as pastas pessoais para a parte de baixo do painel à esquerda. Pronto, acesse novamente o menu “Locais” para ver as pastas no lugar.

O que você acha, é possível conviver com dois sistemas operacionais ao mesmo tempo? Qual sistema você utilizará com mais frequência?
É claro que o Ubuntu não possui suporte para a maioria dos jogos e aplicativos que funcionam no Windows, mas ele continua avançando para se adaptar às necessidades de todos os usuários. Caso queira saber um pouco mais sobre o Ubuntu e suas funcionalidades,Acompanhe nosso blog para ver mas funcionalidades do Ubuntu. Até a próxima.
Teste o GNU/LINUX, baixe o Ubuntu aqui!
Visite o site do Ubuntu-BR, representante brasileiro da Canonical Ubuntu
André Ferreira
Muito bom ! Parabéns !
ResponderExcluirMatéria muito bem explicada =D
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCaso alguem queira deixar comentario exelente, qualquer critica sobre as matérias serão lidas por mim, mas peço a todos que caso queiram escrever criticas positivas ou negativas peço que sejam concisas e voltadas a matéria de forma que possa ajudar a melhorar o blog. criticas atacando o blog serão desconsideradas uma vez que quem responde judicialmente a qualquer comentário por lei não é quem comentou mas sim que mantém o blog no ar. Peço a todos que leiam o blog e vejam alguma matéria de autoria de outra pessoa, que eu nao tenha indicado devidamente, por favor me avise pelo comentario colocando seu e-mail, o mesmo nao será divulgado e apenas para comprovação da titularidade da matéria.
ResponderExcluirUm abraço a todos
André Ferreira
Atrasado, porém ainda vale. Meus parabéns pelo tutorial, ficou bem explicativo. Entretanto tem gente que tem problemas com o Ubuntu matar o Windows 7 para inicialização. Eu, por exemplo, tinha em uma máquina o Ubuntu 10-64 e instalei o Win 7-64 posteriormente. Conclusão: o Windows, logicamente, matou meu Ubuntu. Utilizei EasyBCD para recuperar o Ubuntu na inicialização e consegui, entretanto o Ubuntu não inicializa :/
ResponderExcluirCaro André Ferreira,
ResponderExcluirFui tentar redimensionar o meu HD pelo gerenciador de Discos do Windows Vista e de um HD de 160 GB ele me permitiu apenas 40 GB.
Minha versão é OEM e, quando fui reinstalá-lo com o Linux já no Notebook, ele apagou toda a partição para fazer o seu padrão, que é uma partição de aproximadamente 8 GB para a restauração de fábrica e o resto para o Windows.
Apenas 12 GB para o Ubuntu 10 achei pouco, gostaria de distribuir isso um pouco melhor... será que depois de instalado o Windows Vista no Notebook e com a partição que consegui pelo gerenciador de discos do Windows Vista e com o Linux já instalado nessa partição que criei, será que consigo com o GParted, por exemplo, melhorar essas partições (criar a partição de dados através das existentes) sem danificar o Win.Vista e o Ubuntu ?
Já cancei de instalar e desinstalar S.O. =o/
Obrigado !
Abraços !
Valeu Bruno, Desculpa a demora, eu estive doente, e como abri a empresa a pouco tempo não está sobrando muito tempo. o Grub2 beta é chato mesmo, eu uso o supergrub para corrigir o boot, mas ele caiu de paraquedas na minha mão confesso que ainda não tive tempo de procurar ele na internet. mas assim que achar o site eu publico no site. mesmo porque tenho que publicar a segunda parte da configuração de rede sem fio.
ResponderExcluirum abraço